Make your own free website on Tripod.com


PSICOTERAPIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

A Programação Neurolinguística apresenta uma proposta diferente, próxima de algumas abordagens embasadas na filosofia humanista/Fenomenológica, trata-se de um modelo Generativo, isto é, organiza todo o trabalho de mudança de maneira a tornar nossas experiências boas, muito melhores.

E se acharmos que nossas experiências não são lá essa maravilha? você pode perguntar-me...

Não importa, pois é apenas um ponto de vista (e metaprogramas), você está alcançando a saúde ou se afastando da doença? você está se curando de uma fobia ou descobrindo novas escolhas que lhe proporcionarão maior liberdade?
Acompanhe meu pensamento, não importa em qual ponto você esteja, sempre é possível melhorar, concorda? você pode ainda não saber como...

Ao contrário da Medicina Tradicional na qual se inspira a Psicologia Ortodoxa, fixada apenas em processos de remediação, tentando curar as pessoas, levando alguns terapeutas a agir como se existisse uma única fórmula, uma maneira baseada no modelo teórico que seguem como verdade absoluta. E o modo como chegaram a estas teorias é realmente surpreendente... estudaram milhares de casos de pessoas que não conseguiam obter resultados saudáveis... certo! eles foram fantásticos, descobriram milhares de formas diferentes de saber como as coisas funcionam mal... e daí? o que se faz com isso? cria-se categorias e indo mais fundo, um nome específico para cada distúrbio, há! e remédios (em alguns casos é altamente recomendável mas não em todos) para alterar a bioquímica do corpo e "tratar" o pobre infeliz...

A PNL, assim como alguns outros modelos anteriores, fez o caminho inverso, que foi estudar o que funciona e ensinar esta estratégia adequada!

O processo de modelagem permitiu identificar como as pessoas saudáveis faziam para lidar com experiências que para muitos parecia o fim.
A partir desta etapa começaram a entender como alguém consegue se manter no peso correto para desfrutar uma vida saudável, como um casal consegue se relacionar bem, solucionar seus conflitos e caso decidam se separar, sairem bem da relação; como uma pessoa pode mudar sua percepção e curar-se de fobia, compulsão, dependência química, depressão... de maneira rápida e eficiente.

Efim, isto é o que os recursos da PNL proporcionam até o momento, pois com certeza ainda há muito a ser descoberto e desenvolvido nos próximos anos uma vez que sempre é possível melhorar!

 

 

 

 

Publicidade
www.microsite.com.br ------- -------

PRODUZIDO POR WEBDESIGN