Make your own free website on Tripod.com


FOBIAS

Sentir medo é uma reação natural programada em nosso cérebro para nos proteger de situações que ponham em risco nossa vida ou bem estar quando um perigo é real, no entanto quando uma pessoa sente-se muito ansiosa ao falar com alguém ou um grupo de pessoas, quando fica diante (a uma distância ou condição segura) de alguns animais, quando realiza alguma atividade que não envolve risco notório e que já a realizou tranquilamente no passado ela apresenta um quadro de Fobia.

DEFINIÇÃO:
Fobia é um transtorno de ansiedade caracterizado por um quadro de medo exarcerbado e irracional na presença de um objeto ou situação que não oferece um risco real ou na proporção que seja necessário tal reação. Recebe o diagnóstico de Fobia se interferir ou restringir as atividades da pessoa.

Fobias podem ser:

1- Específica - Ligada a um objeto ou situação específica. O medo pode estar relacionado a previsão de um dano causado por algum aspecto do objeto (a pessoa pode temer uma arma em virtude de se ferir ou até morrer) ou situação (temer uma viagem longa de automóvel por medo de acidentar-se). O nível de ansiedade é diretamente proporcional ao grau de exposição ao objeto fóbico, isto é, quando o indivíduo aproxima-se do estímulo os sintomas são mais fortes e a medida em que se afasta a ansiedade diminui.

2- Social - Ansiedade ou medo acentuado e persistente relacionado a uma ou mais situações sociais ou de desempenho, nas quais o indivíduo é exposto a pessoas estranhas ou ao possível escrutínio por outras pessoas. O indivíduo teme agir de um modo (ou mostrar sintomas de ansiedade) que lhe seja humilhante e embaraçoso.

SINTOMAS:

A exposição a situação ou objeto fóbico provoca uma reação de ansiedade e esta resposta pode ser representada por um ataque de pânico no qual a pessoa apresenta algumas dessas características: Falta de ar, palpitações, dor ou desconforto toráxico, medo de ficar louco ou perder o controle, sensação de sufocamento.

TRATAMENTO

A PNL dispõe de vários procedimentos para auxiliar qualquer pessoa a descobrir a causa, ganhos positivos em um período de tempo relativamente curto e curar fobias (medo de animais, objetos, dirigir, elevador, ficar em locais abertos, passar por determinadas situações...)

_____________________________________________________________

Faça uma pequena experiência agora:

Imagine alguma situação na qual você se sente desconfortável ou com um pouco de ânsia...

O que você vê? o que você ouve?

Aumente um pouco esta imagem, leve-a para mais perto de você, apenas um pouco...

O que acontece?

Deixa-a como estava no início

Faça o inverso agora, Diminua esta imagem, afaste-a de você, diminua sua luminosidade, suas cores e sinta o que acontece...
Diminuí-la aumenta ou diminui sua sensação?

Deixe-a como estava no início, ela tem um bom motivo para estar assim, se lhe causar um grande incômodo ou lhe impedir de realizar suas tarefas diárias, procure alguém que possa lhe ajudar a resolver sua dificuldade de forma eficiente, duradoura e respeitando todos e quaisquer outros aspectos envolvidos.

TERAPIA

 

 

 

 

Publicidade
www.microsite.com.br ------- -------

PRODUZIDO POR WEBDESIGN