Make your own free website on Tripod.com


FAQ PNL

:: O QUE É PNL?

É um processo educativo que ensina como nossa mente funciona e como podemos mudar rapidamente os elementos responsáveis pela criação e manutenção de estados emocionais de forma a modificar os negativos e ampliar os positivos, gerar sentimentos e comportamentos novos, melhores e mais adaptados, criar formas diferentes de agir em cada situação e aprender a aprender.


:: COMO FUNCIONA?

Alterando (reprogramando) a representação das experiências que temos armazenadas em nossa mente através de vários procedimentos técnicos desenvolvidos a partir dos estudos de Bandler e Grinder sobre Excelência Humana.
Utilizar estes procedimentos significa saber exatamente o que e onde procurar as causas de diversas dificuldades presentes na vida de milhares de pessoas, e usar estas habilidades implica em mudanças rápidas e potentes.

:: PARA QUE SERVE?

A PNL pode ser utilizada de forma 1- Remediativa e 2- Generativa:

1- Eliminação e/ou controle de:
:. Ansiedade
:. Depressão
:. Estresse
:. Fobias/ Síndrome de Pânico
:. Compulsões/ Hábitos indesejáveis
____- Excesso de fumo, bebida alcoolica, comida, sexo, jogo...
:. Problemas de aprendizagem
:. Conflitos em relacionamentos
:. Insônia
:. Timidez
:. Comportamento deliquente
:. Enxaquecas
:. Psoríase
:. Distúrbios Sexuais
:. Distúrbios do Peso
:. TDI (Transtorno Dissociativo de Identidade)
:. Lupus Etc.

Para maiores informações sobre determinada dificuldade
Escreva

2- Para melhorar:
:. Relacionamentos
:. Comunicação Intra e interpessoal
:. Performances profissionais
:. Motivação
:. Concentração
:. Saúde
:. Negociação e Vendas
:. Tomada de decisões
:. Entrevistas
:. Treinamento

:: QUAL A RELAÇÃO DA PSICOLOGIA COM A PNL?

__A PNL surgiu a partir das observações de Richard Bandler e posteriormente de uma pesquisa sobre Excelência Humana especificamente na área Terapeutica juntamente com John Grinder, Professor de Linguística na época.

__As pessoas mais famosas estudados inicialmente foram Fritz Pearls (criador da Gestalt Terapia), Virginia Satir (Terapeuta Familiar) e Milton H. Erickson (criador da Hipnose Moderna), os três conseguiam realizar intervenções que geravam mudanças muito rápidas em seus clientes e cada um trabalhava com uma abordagem diferente, então a diferença deveria estar em Como eles faziam e não a linha teórica que seguiam. Além deles a PNL foi diretamente influenciada pelas idéias de Gregory Bateson (teoria do Duplo Vínculo), Teoria Geral dos Sistemas e Cibernética. Algumas pessoas acham que PNL é um tipo de Terapia comportamental pois utiliza condicionamento Clássico, claro que utiliza, alguém pode não utlizar os conceitos de gravidade? há alguém que seja condicionado diariamente? mas não há nenhuma relação com os conceitos da Teoria Comportamental.

__A relação com a psicologia é que o resultado dos estudos que levaram à PNL são um Meta-conhecimento sobre esta primeira, uma utilização eficiente dos aspectos que realmente conduzem a uma mudança rápida e eficiente através do conhecimento de como a linguagem cria padrões na mente e como ampliar (Reprogramar) estes em busca de mais escolhas comportamentais de acordo com os valores e necessidades da pessoa de uma maneira objetiva.


Para maiores informações navegue pelos links no MENU abaixo